24/05/2012

Pimentões recheados com carne e menta



De uns tempos pra cá eu e o Gui andamos bem curiosos com relação a novos ingredientes. Eu sei que músculo de boi não é novidade pra quase ninguém, mas pra mim é!

Nunca fui muito fã. Achava a carne feia, o sabor não me agradava muito... Enfim, depois de alguns anos na cozinha me convenci de que não existe comida ruim, você é que pode não ter tido a chance de provar bem feita, ou ao menos de uma forma que te agrade. Com o músculo foi assim.

Parece brincadeira, mas a cada quinzena tenho tido que preparar 8kg de comida natural, sem sal e sem óleo para o Juca, nosso cão adoentado. E nessa brincadeira (!) comecei a cozinhar muitos quilos de músculo. E não é que a carne é boa! Só faltavam os temperos certos pra me convencer.
Aqui vai então a receita que definitivamente colocou o músculo de boi na minha vida. E olha que ele entrou pela porta de frente!

Ingredientes para 3 pessoas (ou 2 gulosas):
3 pimentões amarelos ou vermelhos
2x de arroz cru
5 cubos de músculo cozido - é bom que esteja quase desmanchando
500ml do caldo onde a carne foi cozida
2 dentes de alho bem picadinhos
1colher de chá de menta seca (este é o pulo do gato)
1 pitada de pimenta árabe
1 pitada de cominho em grãos
azeite para refogar e depois para servir
sal a gosto

Modo de fazer:
Refogue o alho no azeite, acrescente o arroz, o caldo da carne e o músculo desfiado.
Adicione os temperos e tampe para cozinhar. É importante que o fogo esteja bem baixo pois a chance do arroz grudar no fundo é enorme. Talvez seja preciso acrescentar um pouquinho de água. Atenção é essencial neste momento! Esse recheio fica um pouco grudento, mas a idéia é essa, caso contrário na hora de assar ele não ficaria dentro dos pimentões.
Vamos a eles então!
Corte a tampa dos pimentões e retire as sementes. Regue o interior dos pimentões com um fio de azeite e um pouco de sal. Recheie com a mistura de arroz e carne, tampe novamente e feche com vários palitos.

Leve ao forno alto virando de tempos em tempos até que os pimentões fiquem macios. Marquinhas de queimado são muito bem vindas!


Dica da Myrna:
Depois que cozinhar a carne, retire o caldo e deixe na geladeira de um dia pro outro. Toda a gordura irá se concentrar em cima, aí fica fácil de tirar.

Um comentário:

Patrícia disse...

Minha vó sempre fazia pimentão recheado qdo eu era pequena, fiquei com água na boca. Q saudades...