01/05/2012

Língua de boi: comi, gostei, fizemos, comemos e gostamos de novo.




Sempre fui tremendamente pudico no quesito carnes. De algum tempo para cá, movido pela curiosidade, temos ampliado os horizontes a novas possibilidades.

Há algum tempo atrás fomos a um restaurante, Le French Bazar, e lá eu comi língua pela primeira vez. Uma delícia! Na feira, hoje, achamos a língua limpa por um bom preço e resolvemos testar.

Ingredientes:
1 língua bovina limpa
2 latas de cerveja preta
1 cebola inteira com 2 cravos espetados
2 folhas de louro
1 colher de chá de pimenta preta em grãos
2 cenouras cortadas em rodelas
1 talo de aipo cortado em rodelas
Salsa e cebolinha
2 cebolas picadas
1 talo de alho poró
1 pimentão vermelho picado em pedaços pequenos
4 dentes de alho picados
150 g de bacon cortado em cubos
Óleo de canola
Sal a gosto

Modo de fazer:
1) Em uma panela de pressão, coloque a língua, a cebola com os cravos, o louro, o aipo, a pimenta, a salsa/cebolinha e cubra tudo com a cerveja preta, acertando o ponto do sal a gosto. Cozinhe por mais ou menos 45 minutos, até a carne ficar macia. Retire a carne e reserve o caldo.
2) Em uma cassarola, refogue com o óleo de canola a cebola picada, o alho, o alho poró e o pimentão. Quando as cebolas dourarem, acrescente a carne e refogue um pouco. Acrescente o caldo e deixe cozinhar um pouco para permitir que os sabores se apurem.
3) Retire a língua da panela e corte-a em fatias finas, de mais ou menos meio centímetro.
4) O caldo estará grosso e suculento. Bata-o no liqüidificador e leve novamente ao fogo para reduzir. Quando estiver no ponto ideal, despeje-o sobre a língua fatiada.

Dicas da Myrna:
1) Acrescentar um pouco de shoyu ao caldo pode ajudar no ponto do sal e a deixar a cor em um tom de marrom intenso que ajudará na apresentação do prato.
2) O acompanhamento ideal fica a seu critério. Aqui optamos por purê de batatas.
3) Esse tipo de comida pede vinho tinto!

Nenhum comentário: