02/01/2012

Zabaglione de Frangélico




Bem, eis que o bom filho à casa retorna! E a casa nunca poderia deixar de ser outra que não a de Myrna. E, com o retorno, novidades. Depois de um longo e tenebroso inverno viemos com a bola toda, repletos de receitas e com fotos pimpadas.

Para começar, da minha parte, um clássico revisitado. O zabaglione normalmente é feito com algum vinho doce, mas preferi usar o licor Frangélico dessa vez. O gostinho longíquo das avelâs casou muito bem com a base de gema de ovo. Para acompanhar, a sugestão de um vinho de sobremesa (Casa Aurora Colheita Tardia - qualquer safra, encontra-se no supermercado por preços entre 16 e 20 reais, já falei dele aqui).

Os ingredientes foram adaptados da receita de zabaglione de prosseco da Nigella (link aqui). Servem quatro pessoas civilizadas e educadas. Para os normais e mais propensos à felicidade essa quantidade dá para dois.

Ingredientes:
5 gemas
1 x de creme de leite fresco
100 g de açúcar
120 ml de Frangélico

Modo de fazer:
Em uma tigela de metal disposta sobre uma panela com água fervendo no fogo, sem deixar o fundo da panela encostar na água, misture as gemas e o acúcar , batendo por cerca de 15 minutos. Quando o creme tiver crescido pelo umas 3-4 vezes e engrossado um pouco, acrescente o creme de leite e o licor sem parar de bater. O ponto ideal é quando toda a mistura tiver a consistência de um creme grossinho. Sirva em taças e leve à geladeira. Ao servir, guarneça com pedaços grosseiros de chocolate meio-amargo.

Nenhum comentário: