13/01/2012

Os benditos ovos



Por muitos e muitos anos eu ouvi as frases, "quero provar eggs benedict", "quem sabe podemos fazer eggs benedict", até que eu finalmente cedi aos pedidos. A receita consiste em um english muffin cortado ao meio, coberto com presunto ou bacon, ovos poché - dois por pessoa -  e finalmente o sauce hollandaise, ela é normalmente servida no café da manhã. São gastos muitos ovos, muitos mesmo, portanto recomendo a quem estiver com o colesterol na estratosfera nem chegar perto, mas se você estiver com ele só um pouquinho alto vale à pena se jogar na comilança. A receita é realmente muito boa.
Prepare-se pois a luta é árdua mas a vitória certa. Eu sugiro começar no dia anterior.
Aqui vão os benditos ovos!


Começamos com o english muffin, um pãozinho delicioso que pode ser feito inclusive em uma panela de ferro bem quente. Eu usei o forno mesmo. A minha receita é a do "Receitas caseiras - muffins, do Le Cordon Bleu.

Ingredientes para 12 muffins:
10g de fermento de pão
225 ml de água morna
400g de farinha
1 1/2 c de chá de sal
1c de chá de açúcar
1 de chá  de manteiga amolecida

Modo de fazer:
Dissolva o fermento na água morna, cuidado neste momento, se a água estiver muito quente vai dar errado (o que aconteceu comigo na primeira tentativa). Em uma tigela, coloque os ingredientes secos, faça uma cova e adicione o fermento dissolvido e a manteiga. Misture com as pontas dos dedos até que os ingredientes estejam unidos e depois sove em uma superfície enfarinhada por uns 3 minutos. Quem tiver batedeira com gancho de massa se livra desta parte de trabalho braçal da receita.
Volte a massa para a tigela com um pouco de farinha, cubra com filme plástico e espere dobrar de tamanho.
Abra a massa com um rolo deixando que ela fique com 1,5cm de altura, com um cortador ou uma caneca, corte as rodelas e coloque em uma assadeira enfarinhada. Asse em forno alto por 15 a 20 minutos virando os pãezinhos na metade do tempo.


O sauce hollandaise é um molho francês que vai muito bem com aspargos, eu já postei a receita aqui quando comemos com alcachofras.


O ovo poché já não é tão complicado. Ferva uma panela com água e um pouco de vinagre branco, quebre os ovos com muito cuidado e tampe por 2 ou 3min.

A montagem:

Divida o english muffin em duas partes e toste-as um pouco, coloque sobre cada uma a fatia de presunto comum, de parma ou bacon (para aqueles que não se importam meeeesmo!).
Coloque o ovo que deve ser retirado da panela com muito cuidado e a gema ainda mole, cubra com o sauce hollandaise e salpique um pouquinho de salsa desidratada.
Ufa! É isso aí. Um café da manhã pesado mas inesquecível, por bons motivos!

Nenhum comentário: