01/01/2011

Muffins de polenta com azeitonas e salmão defumado


Essa receita é do Food + Drink - Marie Claire, da Michele Cranston.
Teoricamente renderiam 18 muffins, mas como usei minhas forminhas de empada pra conseguir porções menores, uma receita inteira daria para fazer 24 pequenos muffins.
Como éramos só eu e o Gui - nossa comemoração clássica de reveillon, muito apreciada, por sinal - fiz meia receita, o que foi uma encrenca na hora do "1 ovo"! Como se divide um ovo ao meio?
Problemas à parte, essa é uma entrada original, muito saborosa e que ainda permite uma imensa possibilidade de coberturas...

Ingredientes para 24 forminhas:
1 e 1/2x de farinha de trigo
2/3x de fubá
2cc de fermento
2cs de azeitonas pretas picadas ou alcaparras (receita original)
2cs de salsa picada
1 cs de estragão
1x de leite
2cs de azeite
1 ovo batido
sal e pimenta à gosto

Para servir vamos precisar ainda de um pouco de salmão defumado e algumas colheres de creme fresco batido com gotas de limão.

Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos e os temperos em uma tigela, adicione o leite, o azeite e o ovo, que devem ter sido batidos separadamente. Coloque em forminhas untadas com óleo, que podem ser tanto de muffins como de empadas, depende do tamanho que você quer. Asse por mais ou menos 20min, ou até que fiquem corados. Para servir, retire um pouquinho da tampa dos muffins, cubra com o creme batido com limão (creme azedo), uma tirinha de salmão e decore como quiser. Algumas folhas de dill vão muito bem, ou se você quer realmente impressionar, uma colherinha de ovas de salmão cumpre o papel.

Ah, como vocês devem ter percebido, essa foi a única foto salvável da noite...

Nenhum comentário: