01/01/2011

Arroz negro com cachaça e Vieiras com gremolata

Esse era o prato arriscado da noite e se desse errado nossa ceia seriam as entradinhas...
Já pensou em começar o ano novo com um fracasso culinário desta magnitude? Ninguém merece.
Eu queria fazer um arroz bem cremoso, quase um risoto, mas o arroz preto é um tanto duro e difícil de cozinhar, muito difícil, na verdade.
Mas perseverança é uma das minhas virtudes e, depois de quase 1h e meia, o arroz estava pronto. Ficou muito gostoso, acima das expectativas. Vale cada minuto que você passar na frente do fogão!


Arroz Negro com Cachaça

Ingredientes para 2 pessoas:
1 e 1/2x de arroz
1/2 alho poró cortado em rodelinhas
1cs de manteiga
1 dose de cachaça
2cs de vinagre balsâmico
1 litro de caldo de galinha (essa quantidade pode variar, vai depender do arroz...)

Modo de fazer:
Coloque a manteiga, o alho poró e o arroz em uma panela e refogue. Adicione a cachaça, espere evaporar um pouco do álcool e coloque o vinagre balsâmico e metade do caldo. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Vá acrescentando o restante do caldo aos poucos. Quando o arroz estiver al dente e o caldo bem reduzido e quase caramelizado é hora de servir.
Agora vamos às vieiras...

Vieiras com gremolata
A gremolata é um condimento ou acompanhamento usado na itália para acompanhar carnes, mas combinou muito bem com as vieiras.

Ingredientes:
12 vieiras limpas
1 fio de azeite
sal e pimenta à gosto
1x de salsa picada
1 dente de alho picado
raspas de 1 limão

Modo de fazer:
Para a gremolata, coloque o alho e as raspas de limão em uma tábua de madeira e pique beeeemmmm pequenininho. Vá adicionando a salsa aos poucos e continue picando, muito mesmo. Só isso!

As vieiras devem ser temperadas com sal, pimenta e um fio de azeite. Aqueça uma frigideira anti-aderente e grelhe as vieiras por pouco tempo de cada lado. Muito cuidado para que elas não passem do ponto e fiquem borrachudas. Na hora de montar o prato, coloque um pouco do arroz, as vieiras e por cima um pouco da gremolata. O prato fica lindo, principalmente se for branco e liso pra valorizar as cores.

Nenhum comentário: