22/08/2010

Macarrão com molho de bacon e canela


Somos fanáticos por bons livros de culinária. Quem conhece nossa casa sabe disso, sobretudo pelo espaço reservado a estes livros. Na infatigável busca por receitas, nos deparamos com o livro "100 receitas de macarrão", escrito pelo (chato do) Silvio Lancellotti, da L&PM Pocket. No mesmo há uma receita de 1662, entitulada Spaghetti del Cuoco Stefani. Quando li a receita a primeira vez, fiquei imaginando em que daria. Uma sexta à noite, enquanto a Bibi viajava para me encontrar em SP há alguns anos, repeti a receita com livres adaptações e ficamos extasiados! Passou o tempo e resolvi fazê-la novamente, com um resultado ainda melhor. A receita original usa spaghetti, que eu concordo ser a melhor massa para sua execução, mas infelizmente estávamos sem e acabamos usando gansettes.

Para quem gosta de massa, o livrinho acima é um must have. Chamo o autor de chato, porque ele é (ou era) comentarista esportivo do campeonato italiano pela Bandeirantes e equiparava-se em inconveniência com o único Galvão Bueno (cala a boca, Galvão).


Ingredientes:
500 g do macarrão de sua preferência (sugiro spaghetti) em ponto al dente
4 colheres de sopa de manteiga
450 g de bacon cortado em cubinhos
1 cravo moído
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de açúcar mascavo
suco de meio limão Tahiti

Modo de preparar:
Em uma panela, coloque a manteiga, deixe-a derreter um pouco, e a seguir acrescente os cubos de bacon, o cravo e a canela. Deixer o bacon tostar um pouco e acrescente o açúcar mascavo e o suco de limão. O bacon vai rapidamente adquirir uma cor mais dourada, próxima do frito. Neste ponto, com o fogo ainda ligado, acrescente o macarrão, mexendo e remexendo para que todo ele seja exposto ao molho e pegue bem o gosto. Sirva com lascas de parmesão.

Dica da Myrna:
Cuidado para que o açúcar não caramelize e grude no fundo da panela!

Nenhum comentário: