10/06/2009

Salada de tomates com queijo canastra


Aproveitando uma iguaria genuinamente mineira trazida pelo meu sogro de BH. Receita simples, fácil e rápida! Quem não conhece o queijo não sabe o que está perdendo, mas para aumentar a cultura de todos, eis o texto da Wikipedia sobre o mesmo:

O queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, originário de Minas Gerais. De fabricação artesanal é um tipo de queijo minas (frescal) que, na região Centro-Oeste tem o nome de Canastra. É produzido com o leite de vaca, tendo sabor diferenciado, obtido a partir dos pingos de água (soro) que escorrem do queijo ressecado com sal grosso, que são misturados ao leite da produção seguinte. Essa combinação dá sabor, textura e aroma ao queijo canastra.

Este tipo de queijo tem origem no século XVIII, sendo produzido apenas nos municípios de Bambuí, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.

A tradição local afirma que o gado da região alimenta-se de um tipo de capim apenas ali existente, o que transmite ao queijo o seu paladar especial.

O Canastra pode ser consumido fresco ou curado, este último com uma consistência mais firme e um sabor mais acentuado.

Ingredientes:
Duas dúzias de tomates-cereja
200 g de queijo canastra
Pimenta síria
Azeite extra-virgem

Modo de preparar:
Corte os tomates-cereja ao meio e o queijo canastra em cubinhos, misturando-os em seguida. Polvilhe com pimenta síria e azeite, misturando novamente.

Nenhum comentário: