09/05/2009

Pizza Capricciosa

Cobertura de alice e cebolas

Muita gente acredita que pizza é uma coisa pra ser comida na rua. Quando muito, compra-se a massa pronta e coloca-se a cobertura.
Essa receita é de uma das melhores pizzas que eu comi na época em que morava no Rio, na pizzaria Capricciosa. Eles publicaram um livro de onde tirei a receita da massa.
Como eu não resisto, fiz algumas alterações...

Ingredientes para a massa básica:
15g de fermento biológico para pão
50ml de água morna
500g de farinha (eles pedem a farinha 00, coisa rara por aqui, coloquei a normal)
250ml de água mineral
25ml de azeite
25g de sal (coloquei só 15g)

Verdade seja dita: se não pesar tudo direitinho também dá certo!

Modo de fazer:
Dissolva o fermento na água morna, junte a farinha e a água mineral enquanto trabalha a massa com as mãos. Acrescente o azeite aos poucos, e por fim o sal.
Faça uma bola, coloque a massa em uma bacia untada com azeite e deixe a massa descansar por 30 min ou até que dobre de tamanho. Cubra a bacia com um pano de prato úmido durante o processo de crescimento.
Depois do primeiro crescimento, divida a massa em 4 e deixe descansar por mais trinta minutos para terminar a fermentação. Rende 4 pizzas redondas ou duas quadradas.

Nós colocamos duas coberturas diferentes:

Cobertura de alice com cebolas: Abra a massa com o rolo ou com as mãos, coloque uma concha grande de molho de tomates, cubra com mussarela ralada, os filés de alice, cebolas e pimentões vermelhos cortados em rodelas, orégano e um tiquinho de pimenta do reino.


Marguerita com tomilho

Para a cobertura de marguerita com tomilho, abra a massa com o rolo ou com as mãos, coloque uma concha grande de molho de tomates, cubra com mussarela ralada, rodelas de tomate, salpique o tomilho. Depois de assada coloque jogue o manjericão fresco rasgado com as mãos, de um jeito bem rústico. Fica linda, além de deliciosa.

Um comentário:

Priscilla de Paula disse...

Gostei muito dessa parte, "se nao pesar direitinho também dá certo!"
Vou tentar!!
No mais tá lindo como sempre seu blog!