20/04/2009

Molho de limão, manjericão e azeite


Poucos seres humanos têm a habilidade que tenho: comer alface. Deixe-me explicar melhor. Quem entre vocês, meus caros leitores, limpa um belo pé de alface e serve-o à mesa sem nenhuma forma de tempero, molho ou acompanhamento? Não muitos, tenho certeza. No que dependesse de mim, sempre seria assim. Posso me alimentar exclusivamente de alface pura e simples sem sofrer com isso. A Bianca, por outro lado, é daqueles que precisa de alguma coisa para incrementar o sabor da alface ou simplesmente não consegue comê-la. Daí este molho. Vejam só e testem-no!

Ingredientes:
Duas colheres de sopa de suco de limão
Três colheres de sopa de azeite extravirgem
Três ou quatro folhas de manjericão
Sal
Pimenta preta moída

Modo de preparar:
Em um pequeno frasco com tampa que você possa agitar vigorosamente após fechado, acrescente o suco de limão e o azeite. Pique as folhas de manjericão no menor tamanho que conseguir e adicione-as à mistura. Acrescente sal e pimenta preta moída à gosto. Feche o frasco e agite bastante até que a mistura fique homogênea. Deixe-o descansar na geladeira de um dia para o outro e, antes de servir, agite novamente.

Dica da Myrna:
A quantidade acima serve para uma pessoa, somente. Caso queira tornar o molho mais suave, substitua o limão por laranja e ao invés de pimenta preta, um pouco de caldo de pimenta vermelha. Também dá um sabor único!

3 comentários:

Patrícia disse...

Também possuo a rara habilidade de comer alface sem molho e mesmo sem sal. Qualidade de poucos e especiais, rs...

lhelena disse...

Guilherme, tá linnnnda essa alface.
Mas sabe? Esse molhinho tb encanta o meu paladar carente! Ü
bjus
LHelena

renuna Regina (Barroso) Machado disse...

Falando sério: a alface é linda, crocante, saldável mas...quase não tem gosto de nada! Nasceu para a companhar ou ser acompanhado seja por molhos deliciosos seja por sal e azeite. Tenho certeza de que ele (o alface) fica super feliz quando regamos sua beleza com saberes inexplicáveis.
Vou experimentar esta nova receita.