20/04/2009

Mojito


Ernest Hemingway foi, como boa parte dos escritores notáveis, um grande cachaceiro. Sua personalidade magnética imortalizou dois drinques em particular, o daiquiri e o mojito. Este último surgiu durante o período em que o nosso personagem viveu em Havana, em um copo-sujo chamado La Bodeguita del Médio. Após ler "O velho e o mar" me interessei um pouco pelo autor e, então surgiu o mojito. Drinque perfeito para dias quentes, acompanhando saladas, peixes, na beira de uma praia ou, para o pobre mineiro, na varanda de casa. O Nobel de Hemmingway devia ter sido dado pelo mojito, a bem da verdade. Um brinde!

Ingredientes:
Dois ramos grandes de hortelã
Um limão
Água com gás ou água tônica
Rum
Açúcar
Gelo

Modo de fazer:
Destale as folhas de um dos ramos de hortelã e passea-se gentilmente por dentro do copo, deixando-as ao fundo do mesmo após isto. Acrescente o açúcar e o suco do limão e, com um socador, macere a hortelã. Adicione uma dose de rum (ou duas ou três, a depender de seu paladar e de sua vontade de ficar tonto!) e complete o copo com água com gás ou tônica. Coloque o outro ramo de hortelã em pé, como que fincado no fundo do copo e adicione bastante gelo. Sirva com um canudo.

Dica da Myrna:
Há uma grande disputa a respeito de qual seria a receita original do mojito, mas em essência é isto que está aí. A única variação que me permiti foi a troca do açúcar mascavo por açúcar refinado, que eu prefiro por ser mais solúvel. Já tentei com o mascavo e a diferença foi um tom marrom acastanhado que deixou o drinque ainda mais bonito, mas o açúcar fez-se menos presente no paladar.

Sabe aqueles dias de sol em que tudo que queremos é algo gelado? Foi esta sensação que levou o homem a criar o ar condicionado e o mojito.

4 comentários:

Mariana Guimarães AU disse...

Mas esses segredos são sofisticados demais...
Pelo jeito Myrna tem mãos de fada!!
É de dar água na boca!!

Marcelle disse...

Não aguentei, tenho que me expressar... rs! Tô simplesmente amaaaandoooo esse blog, o bom gosto, essas receitas finas e os textos de vcs!! Estão de parabéns!! Favoritei a tempos... no mínimo inspirador!!
Ah, sou amiga da Renatinha, trabalho com ela e assim fui apresentada ao "segredos". rs! bjos!

Bianca Lemos disse...

Fico muito feliz com os comentários!!! Tem horas em que eu me pergunto se alguém está lendo o que eu escrevo ou se estou ficando louca...
Espero as receitas de vocês para o "Convidados da casa de Myrna"!
http://convidadosdacasademyrna.blogspot.com/

Abraço, Bianca

Táscia disse...

Hum... Deu até vontade de me embriagar... Mas não sei bem se de mojito, de Hemingway, ou só de Myrna.