30/03/2009

Salada de vagem com alice


Eu tenho que ser sincera, nunca gostei muito de vagem! Principalmente quando ela aparece na salada com aquele verde esmaecido, muito cozida...
Mas de uns tempos pra cá, eu tenho tentado superar meus preconceitos gastronômicos. No último sábado topei com uma "bela" bandeja de vagens no mercado, era o motivo que eu precisava.
Acreditem, a salada ficou realmente gostosa, não sei se tanto pela vagem... mas vale provar.

Ingredientes:
Um punhado de vagens lavadas, sem as pontinhas e cortadas pela metade
6 filezinhos de alice
1 cebola grande, picada em pedaços
2 dentes de alho, socados
1/2x de água
Sal (Muito pouco e se precisar, o alice já é bem salgado!)
Azeite

Modo de fazer:
Em uma wok ou frigideira, refogue o alho no azeite, jogue 4 filés de alice, a vagem e a cebola. Vá misturando para não queimar. Faça isso por uns 5min e acrescente a água para ajudar no cozimento.
A vagem deve ficar cozida, mas al dente, nada muito mole. Deve estar no ponto quando a água secar.
Verifique o sal e está pronta a salada. É só colocar em um prato bonito (isso também ajuda) e decorar com o alice restante.

2 comentários:

Renata Goretti disse...

Bi e Guilherme,

quando leio o blog de vocês, dá vontade de sair correndo na hora e ir pra cozinha literalmente por a mão na massa. Estou a-do-ran-do!!! Muito mesmo! Estou me inspirando a cada dia mais!

Beijo grande, Renatinha.

lhmunck@yahoo.com.br disse...

Bianca, eu também tenho irc com vagens murchas e sem cor. =(
Uma diquinha:
Após o cozimento, mergulhe as vagens em água gelada com gelo por alguns minutinhos. Isso dará um verde maravilhoso à vagem, além de interromper o cozimento da mesma.
Os gelos? Use seus potinhos plásticos para fazer os gelos. Depois de pronto transfira os mesmos para um saco plástico e libere os potinhos para serem utilizados.
Bi, abraçooooos
com carinho
Lulú