15/03/2009

Marinada de Saint Peter com amendoins e tomates cereja


Temos cada vez mais utilizado peixes brancos para cozinhar e, entre eles, temos comprado com frequência filés de Saint Peter. Esta receita ficou bem gostosa e não dá muito trabalho para ninguém.

Ingredientes:
Meio quilo de filés de Saint Peter limpos
Dois limões Taiti (se você dispuser de limões sicilianos, pode utilizar três ou quatro a depender da quantidade de suco)
30 gramas de gengibre em conserva
Sal
Pimenta do reino moída
Azeite
Óleo de gergelim
50 gramas de amendoim torrado, sem sal e sem pele
Uma dúzia de tomates cereja

Modo de preparar:
Disponha os filés em uma vasilha que permita que todos fiquem lado a lado. Esprema o suco dos limões sobre os peixes, adicionando sal e pimenta a gosto. Corte o genbibre em pedaços bem pequenos, e distribua-os sobre os peixes, não se esqueçendo de aproveitar um pouco do delicioso caldo da conserva. Cubra a vasilha com um filme plástico e leve à geladeira por trinta minutos. Retire o conjunto, vire os filés, cubra e retorne para a geladeira por novos trinta minutos. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite e outro de óleo de gergelim, retire os peixes da vasilha, reservando o caldo, e disponha-os um lado após o outro deixando-os dourarem um pouco. Cerca de trinta segundos para cada lado são suficientes, então disponha os peixes em um prato para servir. Aproveitando o caldo de limão, genbibre, sal e pimenta que você reservou, despeje-o na frigideira deixando engrossar um pouco, evaporando uma parte do suco do limão. Quando a consistência estiver do seu agrado, despeje o mesmo sobre os peixes. Jogue os amendoins por cima e guarneça com tomates cereja cortados ao meio. Jogue um fio de azeite por cima para arrematar.

Dica da Myrna:
Caso você queira, o caldo da marinada pode ser jogado sobre arroz, risoto ou utilizado como um molho de salada de verduras frescas.

Nenhum comentário: